terça-feira, 27 de março de 2012

CONCURSOS DA SENAD 2012

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Ministério da Justiça, está promovendo os seguintes concursos:
 
·         XIII Concurso Nacional de Cartazes, direcionado a estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental;
·         II Concurso Nacional de Vídeo, direcionado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo Ensino Médio;
·         X Concurso Nacional de Fotografia e o X Concurso Nacional de Jingle, para o público em geral, e  
·         XI Concurso de Monografia, dirigido ao público universitário.
 
Este ano o tema é "A Prevenção do uso de Droga é Compromisso de todos".
 
Participe!
 
Os trabalhos deverão ser postados até o dia 27 de abril de 2012.
Os Regulamentos dos concursos estão no site www.obid.senad.gov.br
 
Para mais informações, clique na imagem abaixo!
 
Diretoria de Articulação e Coordenação de Políticas sobre Drogas 

Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
 

 
 
 
 
 
 

AVISO - IMPORTANTE

TURNO NOTURNO

segunda-feira, 26 de março de 2012

DIA MUNDIA DO TEATRO


Teatro antigo, suas galerias, camarotes e as faces da comédia e da tragédia
O dia mundial do teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.
A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.
A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.
As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.
Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.
O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.
Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.
O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.
Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.

Equipe Brasil Escola

domingo, 25 de março de 2012

Estudantes já podem solicitar carteiras gratuitas para 2012 - TRIBUNA DO NORTE

Estudantes já podem solicitar carteiras gratuitas para 2012


Os estudantes de Natal agora podem solicitar a Identidade Estudantil Eletrônica - IEE 2012 sem qualquer custo. Isso garante desconto de 50% nas passagens de ônibus, além dos benefícios da meia-entrada nos cinemas, teatros, eventos esportivos, culturais e de lazer. Só é preciso que eles sejam estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino da capital, e estejam devidamente cadastrados no site www.ieegratuita.com.br, cadastro esse que deve ser realizado pela própria instituição.
Rodrigo SenaA identidade estudantil dá direito a desconto de 50% nas passagens de ônibus urbanos em NatalA identidade estudantil dá direito a desconto de 50% nas passagens de ônibus urbanos em Natal

As escolas, públicas e privadas, devem dirigir-se ao Setor de Estudantes da Semob, no bairro da Ribeira, para receber suas senhas de acesso ao sistema de cadastramento online. Após isso, os dados dos alunos devem ser atualizados, bem como as devidas inclusões e exclusões devem ser rapidamente efetuadas, uma vez que somente o cadastro 2012 valerá a partir de abril de 2012. É importante lembrar também que as carteiras de estudantes 2011, serão válidas exclusivamente até o próximo sábado, dia 31/03/2012.

Cartão

Após estar cadastrado e ativo como aluno 2012, o estudante deverá comparecer ao Espaço Estudante do NatalCard, na Av. Silva Jardim, entre a Semob e o Seturn, para receber na hora o seu cartão de estudante personalizado, tendo direito a recarregá-lo com até 120 passes estudantis. As passagens eletrônicas serão vendidas com desconto de 50% aos alunos que possuírem a Identidade Estudantil Eletrônica - IEE, sem qualquer custo para a 1ª via, tanto do cartão como da IEE 2012.

Para os alunos que já possuem o cartão de passagens eletrônicas, o NatalCard Estudante, e foram atualizados no sistema da Semob, os 11 postos de vendas do NatalCard estão disponibilizando gratuitamente a IEE 2012.

Os estudantes/usuários da IEE 2012 terão os benefícios concedidos em todo território nacional, com a autenticação da União Nacional dos Estudantes - UNE para as escolas de 3º grau (universitário) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas - Ubes, para as escolas de 1º e 2º grau.

VEM AI!!!!

1º AÇÃO VOLUNTÁRIA MAQUE E UNP 2012

quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA



A água é a base da vida, e neste planeta apenas um por cento de toda a água está disponível para quase sete bilhões de pessoas e uma infinidade de ecossistemas de água doce.
É essa pequena parte de água que temos que usar para satisfazer todas as nossas necessidades de irrigação, indústria, água potável e saneamento e as necessidades de milhares, senão milhões, de outras espécies que compartilham o planeta conosco.
O estilo de vida norte-americano, por exemplo, exige em média 6.814 litros de água por dia, dos quais 70% vão para alimentação. Se cada um de nós aprendermos a conservar um pouco mais esse bem, seria possível obter grandes economias.
O CicloVivo separou dez dicas que Sandra Postel, parceira da “National Geographic Freshwater”, sugeriu. São pequenas e simples mudanças que podem ser adotadas nas rotinas diárias.
1. Escolha um paisagismo apropriado para o clima da região. Plantas nativas e gramíneas que se desenvolvem somente na chuva são as melhores.
2. Instale chuveiros e torneiras de baixo fluxo. Economizando água quente, você também reduzirá sua fatura energética.
3. Compre descargas de baixo volume, volume ultra-baixo ou modelos de dois fluxos.
4. Conserte torneiras com vazamentos. Todas essas gotas desperdiçadas chegam às vezes a até 95 litros por dia.
5. Coloque a máquina de lavar louça ou máquina de lavar roupa para funcionar somente quando estiverem cheias. Quando for a hora de substituí-las, compre um modelo energeticamente eficiente. Lembre-se, economizando água economiza-se energia e poupando energia poupa-se água.
6. Coma menos carne, especialmente bovina. Um hambúrguer tradicional pode gastar 2.385 litros para ser produzido.
7. Compre menos coisas. Tudo leva água em sua produção. Então, se comprarmos menos, diminuirem nossa pegada hídrica.
8. Recicle plásticos, vidros, metais e papel. Compre produtos que podem ser reutilizados e diminua sua quantidade de lixo. Assim, ao mesmo tempo poupa-se água, pois, na produção de novos itens a água é consumida.
9. Feche a torneira enquanto escova os dentes e lava os pratos e use um minuto ou dois de seu banho, no máximo, para fazer a barba.
10. Conheça sua fonte de água: rio, lago ou aquífero que abastece sua casa. Uma vez que você o conhece, você se preocupará mais com isso e não vai mais querer desperdiçar água.
Redação CicloVivo



quarta-feira, 21 de março de 2012

Vagas Pronatec 2012


Vagas Pronatec 2012: Serão oferecidas 1,2 milhão de vagas peloPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) este ano em cursos de qualificação em áreas como construção civil, informática, mecânica, turismo e enfermagem.
Através desse programa no ano passado, foram criados quase 2 milhões de empregos com carteira assinada. No setor de serviços, foram 925 mil vagas, no comércio, 452 mil, e na construção civil, foram 223 mil novos empregos.
A presidenta Dilma Rousseff disse, em entrevista ao programa Café com a Presidenta, que os cursos do Pronatec 2012 serão feitos em parceria com o Senac, Senai e escolas técnicas federais. “O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais qualificação. No ano passado, mais de 60% dos trabalhadores nas regiões metropolitanas tinham feito pelo menos o ensino médio, ou seja, estudaram pelo menos 11 anos”, disse.
De acordo com a presidenta, o desemprego no país atingiu o nível mais baixo dos últimos dez anos, chegando a 4,7% em dezembro. “Esses resultados são muito positivos, principalmente quando a gente observa o que acontece na Europa e nos Estados Unidos, onde uma séria crise econômica gerou estagnação e desemprego”, disse. “Com investimento, criação de emprego e distribuição de renda, estamos transformando o Brasil em um país de classe média”, completou.
Dilma Rousseff lembrou que o trabalhador com carteira assinada tem acesso a benefícios como décimo terceiro salário, férias remuneradas, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e seguro desemprego, além de acesso a crédito mais barato. “O emprego, com aumento do salário e da renda das famílias, é o motor do crescimento sustentável. Esse é o segredo do sucesso da economia brasileira. As pessoas melhoram de vida, podem consumir mais. A indústria e o comércio crescem, aumenta o investimento, a produtividade.”
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec 2012), tem objetivo de democratizar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos em todo o nosso país, expandindo e interiorizando por todo território nacional, fazendo com que cada vez mais os cursos de qualificação com qualidade se expandam cada vez mais por todas as escolas técnicas do Brasil.
As escolas principais do PRONATEC são o Senai, Senac, Sesi e Sesc que oferecem cursos técnicos para estudantes do ensino médio, além de trabalhadores reincidentes do seguro desemprego, além claro dos Institutos Federais, conhecidos antigamente por CEFET.

Preocupado com um dos maiores problemas da área educacional do pais, a formação técnica e profissional para o mercado de trabalho, o governo federal criou um programa inovador, oPRONATEC 2012, PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E AO EMPREGO.
Pronatec 2012
O PRONATEC 2012 terá como principal objetivo a formação de mão de obra especializada, nas mais diversas áreas profissionais e para sua execução terá a participação direta dos ministérios da Educação, Fazenda e Trabalho. Alem de incentivos para empresas privadas que oferecerem formação técnica para seus funcionários.
As ações previstas para o PRONATEC 2012 são, entre outras, as de promover a capacitação técnica para alunos do ensino médio, profissionais que fizeram uso do Seguro Desemprego por mais de uma vez e para beneficiários do Programa Bolsa Família, com a meta de até o ano de 2014 ter capacitado a formação técnica de 3,5 milhões de trabalhadores, já com 500 mil vagas para este ano.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico realizara os cursos através dos institutos de ensino federal, escolas estaduais, SENAI, SENAC. Empresários interessados em fazer parte do PRONATEC, poderão fazer inscrições para oferecer capacitação técnica aos seus funcionários.
Uma das ações do PRONATEC 2012 será a de estender o programa de Financiamento Estudantil – FIES TÉCNICO 2012, para o ensino técnico.
A criação do PRONATEC vai alterar regras em diversas áreas, como por exemplo o seguro desemprego e por isso será criado por projeto de lei, enviado ao Congresso para tramitar com urgência, devido pressa por parte do Governo para sua implantação.
Mais informações em Pronatec



DIA MUNDIAL PARA A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

 Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial


    A Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.
    O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.

PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE AGENTES DE LEITURA 2012

 

PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE AGENTES DE LEITURA
Data de Abetura de Inscrição: 13/02/2012
Data de e Encerramento de Inscrição: 23/03/2012

O processo seletivo destina-se a selecionar 550 (quinhentos e cinquenta) jovens e adultos, com idades entre 18 e 29 anos, cursando ou tendo concluído o Ensino Médio que, prioritariamente, mas não exclusivamente, estejam enquadrados no Programa Bolsa Família, para atuação como bolsistas na Ação Agentes de Leitura do Programa Mais Cultura, além de candidatos para cadastro reserva.

terça-feira, 20 de março de 2012

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA (OBI) 2012

OBI 2012 – Inscrições abertas!

As inscrições para a XIV Olimpíada Brasileira de Informática estão abertas. O prazo máximo para cadastro da escola é de até quatro dias antes da primeira prova da modalidade correspondente. Maiores informações, como datas das provas e regulamento podem ser consultadas no site da OBI.
Algumas dicas de estudo estão disponíveis na seção Estudo, assim como em nosso fórum.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2012






















Calendário da Olimpíada Brasileira de Física para 2012
1ª Fase – 19/05/2012
2ª Fase – 11/08/2012
3ª Fase – 06/10/2012






Neste ano de 2012  estamos iniciando em todo o Brasil a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas  (OBFEP). Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto  nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT é, a partir deste ano, um  programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Destinado ao ensino médio e ao último ano do ensino fundamental a OBFEP conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e o apoio do Ministério de Educação (MEC).
Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. A OBFEP de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes; visa-se, assim, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais: a)  Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica; b)  Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência; c)  Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais; d)  Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas; e)  Fomentar a integração entre escola e comunidade.
OBFEP 2012, conforme o Regulamento, terá duas fases; a primeira que acontecerá no dia 28 de AGOSTO (terça-feira)  nas escolas, será teórica e objetiva; a segunda fase ocorrerá em 10 de NOVEMBRO (sábado), será discursiva, terá uma parte teórica e uma parte prática e será aplicada  nos  Centros de Aplicação. Em cada fase a prova será específica para a série que o aluno estiver cursando no ano de 2012,  havendo três níveis:
Nível A: para estudantes que estiverem cursando  em 2012  o 9º ano do Ensino Fundamental;
Nível B: para estudantes que estiverem cursando em 2012  as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
Nível C: para estudantes que estiverem cursando em 2012 a. 3ª série do Ensino Médio.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA)

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PARA A XV OBA E VI MOFOG PRORROGADAS
ATÉ 23/3/12.
Bem vindo à página da OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA), a qual também hospeda a página da MOSTRA DE FOGUETES (MOFOG), antiga Olimpíada Brasileira de Foguetes, e a página da OLIMPÍADA LATINO AMERICANA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OLAA).

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas.

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, OBA, está em festa, pois em 2012 completamos QUINZE ANOS de atividades ininterruptas. A XV OBA ocorrerá na sexta-feira, dia 11 de maio de 2012.

A MOSTRA DE FOGUETES é realizada pela mesma equipe organizadora da OBA, porém sem a participação da Eletrobras Furnas e da Agência Espacial Brasileira. Em 2012 realizaremos a VI MOSTRA DE FOGUETES. Todos os detalhes da VI MOSTRA DE FOGUETES estão na carta convite enviada a todas as escolas cadastradas ou que se cadastrarem na OBA. Para participar da MOSTRA DE FOGUETES é preciso preencher a mesma ficha de cadastro da OBA.

A OLIMPÍADA LATINO AMERICANA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OLAA) é organizada pelo país na qual ela é realizada. Em 2009 foi no Brasil, em 2010 na Colômbia e em 2011 no Brasil.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. Veja todos os detalhes no regulamento da OBA.

Escolas que participaram da XIV OBA de 2011 não precisam se recadastrar para participar em 2012 da OBA ou da MOFOG. Escolas que estavam cadastradas para participar da OBA em 2011 e não participaram estão recebendo pelos correios um convite para participar novamente em 2012, mas para participar precisa devolver o convite por correio ou fax. Escolas que nunca participaram da OBA podem preencher a ficha de cadastro neste site até 13 de março 2012. Cadastrando-se para participar da OBA está automaticamente cadastrada para participar da MOSTRA DE FOGUETES.

Com o intuito de colaborar com a capacitação dos professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia e Física, a OBA tem organizado os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA) em diversos lugares do Brasil. Em 2009 realizamos três EREAs (Foz do Iguaçu, PR, Bauru, SP, e Sobral, CE,). Em 2010 realizamos nove EREAs nas cidades: Porto Alegre, RS, Iepê, SP, Limoeiro do Norte, CE, Caucáia, CE, Foz do Iguaçu, PR, Toledo, PR, Campo Grande, MS, São Carlos, SP, Recife, PE. Em 2011 realizamos outros 12 EREAs nas cidades: São Paulo, SP, Jaraguá do Sul, SC, Santo André, SP, Ji Paraná, RO, Belo Horizonte, MG, Ponta Grossa, PR, Ubatuba, SP, Pato Branco, PR, Cascavel, PR, Pelotas, PR, Assis, SP, Wenceslau Braz, PR. O histórico de todos os EREAs já realizados e dos próximos podem ser encontrados em www.erea.ufscar.br. Para organizar um EREA em sua região basta entrar em contato com o coordenador dos EREAs, Prof. Dr. João B.G. Canalle.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Olimpíada Brasileira de Matemática OBM-2012


obm2011

PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA AS ESCOLAS
• 26 de março a 30 de abril de 2012

NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO

• Nível 1: alunos do 6o. e 7o. anos do ensino fundamental.
• Nível 2: alunos do 8o. e 9o. anos do ensino fundamental.
• Nível 3: alunos do ensino médio.
• Nível Universitário: alunos de graduação de qualquer curso e qualquer período.

CALENDÁRIO 34ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA:

NÍVEIS 1 - 2 e 3
• Primeira Fase: sábado, 16 de junho de 2012
• Segunda Fase: sábado, 22 de setembro de 2012
• Terceira Fase: sábado, 27 de outubro, (níveis 1, 2 e 3)
domingo, 28 de outubro, para os níveis 2 e 3 (segundo dia de prova). 

NÍVEL UNIVERSITÁRIO
• Primeira Fase: sábado, 22 de setembro de 2012
• Segunda Fase: sábado 27 e domingo 28 de outubro de 2012 



domingo, 18 de março de 2012

CUIDE BEM DA SUA ESCOLA

Cuide bem da sua escola

Sala de aula depedrada
Algumas escolas já iniciaram o ano letivo de 2012, outras estão por começar. Esse é sempre um período cheio de fortes emoções. Escola nova, turma nova, novos amigos... tudo isso pode gerar vários sentimentos, desde alegria a insegurança. É natural! O importante é estar disposto a enfrentar os desafios.
Resolvemos desta vez falar sobre um problema enfrentado por muitas escolas: o vandalismo.
Você pode perceber que neste período a escola está toda arrumadinha: quadros novos, carteiras reformadas, paredes e quadras de esporte pintadas. Enquanto você aproveita as férias, as instituições de ensino passam por reformas. Assim, quando os alunos chegam, podem tirar proveito de tudo o que a escola oferece.
Mas, infelizmente, no decorrer do ano o colégio vai ficando feio. E, muitas vezes, quem causa essa mudança são os próprios alunos, logo aqueles que deveriam ser os primeiros a conservar o espaço. 


Esse é um problema bem comum nas escolas brasileiras. Basta entrar nos prédios escolares e já se veem paredes pichadas, móveis depredados, vidros quebrados... Em casos mais graves, os estudantes colocam até fogo nos banheiros!
No caso das escolas públicas, os danos pesam no bolso de cada um.  De acordo com a Secretaria de Educação, das escolas que receberam móveis novos entre 2006 e 2011, TODAS tiveram casos de depredação. Para repor as carteiras quebradas, o estado vai gastar em torno de R$ 400 mil. Se os objetos estivessem conservados, esse valor poderia ser gasto com outras coisas bem mais legais, como auditórios e um laboratório novo. 
Menino quebrando carteira
O gerente de Rede Física da Secretaria de Educação, explica melhor: “o dinheiro que o governo gasta várias vezes na mesma área, para recuperação de bens destruídos, poderia ser investido na construção de outro espaço desejado pela escola, como uma quadra ou um laboratório de informática”.

Lembre-se de que toda obra pública é mantida com o dinheiro da população. O imposto que os seus pais pagam é que ajuda a construir ou reformar uma escola. Então, cada escola pública é patrimônio de todos. Nas escolas particulares, também é assim, afinal, a mensalidade que seus pais pagam também é usada na estrutura da escola.
Valorizar o ambiente escolar é prova que você tem consciência coletiva e sabe viver em comunidade. Quando você estraga algum objeto que é de uso de todos, não prejudica somente a escola, mas também seus colegas e até você mesmo.

Programas de conscientização

Para resolver o problema que assola as escolas, deveríamos propor um Projeto Preservar. Um pedagogo visita as unidades que passam por sérios problemas de vandalismo e realiza palestras para toda equipe do colégio sobre a importância de conscientizar os alunos a preservarem o patrimônio escolar.
Além disso, deveríamos preparar uma campanha para reforçar nos estudantes o sentimento de que a escola pertence a eles. Logo, também é responsabilidade dos estudantes cuidar da instituição.
O apoio da comunidade também pode ser decisivo na hora de consertar o colégio. Se a sua escola estiver precisando de alguns retoques, sugira ao diretor e aos professores que seja feito um mutirão com a ajuda dos alunos, pais e de quem mais quiser participar. Assim, além da escola ficar mais bonita, todos se conscientizam sobre a importância de cuidar desse espaço, que é de todos.

E a Câmara com isso?

É claro que o problema não poderia passar em branco no Congresso Nacional. Uma alternativa sugerida pelo ex-senador Expedito Júnior (PR/RO), pelo Projeto de Lei 3917/2008, é a abertura das escolas públicas nos finais de semana, feriados e recessos, como já acontece no programa “Escola Aberta”, do Ministério da Educação. Ele acredita que oferecendo atividades culturais, esportivas e de reforço escolar à comunidade, a escola consegue sensibilizar os alunos. Eles criam um carinho pela instituição. Segundo o deputado Brizola Neto (PDT/RJ), experiências anteriores mostram que os casos de indisciplina, vandalismo e uso de drogas diminuíram entre os alunos que participam do programa. O projeto está sendo analisado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.
Outra iniciativa cria o programa "Paz na Escola". O Projeto de Lei 2584/2000, do ex-deputado Alberto Fraga (PMDB/DF) propõe que escola e comunidade se juntem para prevenção e controle da violência nas escolas da rede pública. Isso ajudaria no combate ao vandalismo, furtos e depredações.

Seu papel
Sala de aula nova

Mas não precisa esperar um programa educativo ou uma lei que resolva o problema. A escola também é responsabilidade sua. Cuidar dela é uma verdadeira lição de cidadania. Ao fazer isso, você mostra que saca muito de solidariedade, respeito, ética, responsabilidade social e cooperação.
Isso é muito importante, pois a escola é como um pequeno universo. Lá, as crianças e os adolescentes aprendem como conviver no mundo fora das paredes do colégio. Se dentro dos prédios você rabisca as carteiras, cola chiclete nas mesas, joga papel molhado no teto do banheiro, então significa que fora de lá as ações podem ser ainda piores. Além do mais, para que ter atitudes como essas? Não vai te ajudar em nada deixar a escola suja e feia, não é mesmo?


sexta-feira, 16 de março de 2012

MENSAGEM DO DIA



Curta e sábia!

Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece
dentro das pessoas.
Ele disse: - A batalha é entre os dois lobos que vivem dentro de todos nós.
Um é Mau - É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça,
arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho
falso, superioridade e ego.
O outro é Bom - É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade,
humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade,
compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: - Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:
- "Aquele que você alimenta!"




Se quisermos mudar nossa vida, é mais importante mudarmos as atitudes do
que as circunstâncias. A menos que mudemos as atitudes, é improvável que
as circunstâncias, realmente, possam mudar um dia