segunda-feira, 30 de abril de 2012

AULA NOTA 10

28 de Abril é o Dia Mundial da Educação





“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”

As palavras do pensador Immanuel Kant, considerado o fundador da filosofia crítica, resumem o conceito sobre a educação: formar cidadãos.
Amanhã, dia 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Educação. E para festejarmos juntos, nós da Geha Sistemas Especialistas, empresa desenvolvedora do Programa Urânia – software de elaboração do horário escolar dos professores, que há mais de 25 anos vem oferecendo qualidade de vida à classe docente através da gestão educacional – viemos parabenizar os milhares de profissionais deste setor que estão espalhados pelos quatro cantos do País e do mundo.
Sim, um muito obrigado aos professores, por compartilharem diariamente as inúmeras experiências adquiridas por eles.
Neste final de semana, que o desejo de deixar um legado esteja vivo na vida daqueles que buscam a cada dia educar, ensinar e nos provar, que por meio da educação, o futuro pode ser ainda mais promissor.
Parabéns a todos que trabalham em prol da educação e fazem do seu conceito uma forma de vida.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

VOCÊ É UM PROFESSOR ANTENADO?


Você é um Professor Antenado? 

Quando comecei a escrever sobre informática educacional, lá pelos anos de 2003, lembro-me que os artigos pioneiros abordava a linguagem de chat, linguagem informatizada, depois Gestão tecnológica: o uso da tecnologia como recurso atrativo no cotidiano escolar, neles, eu tentava mostrar que as ferramentas tecnológicas como DVD, TV, som, computadores e a Internet poderiam ser ferramentas poderosas para pesquisa, aprendizagem, interatividade e aquisição do conhecimento. 
De uns tempos para cá, houve a globalização, trazendo a inovação no mundo tecnológico, no que é referente a tecnologia. Mas, no âmbito da escola, notamos uma resistência, um medo ao novo, ao inovador e isso reflete no ritmo da evolução tecnológica e o da evolução de nossos processos educacionais. E que de certa forma não é novidade para ninguém: a escola adéqua mudanças de uma forma mais lenta, ainda que, paradoxalmente, seja uma instituição que se propõe a ser um fator gerador de mudanças. É por esses fatores que os professores devem participar e dar seu devido valor as oficinas de capacitação para o uso pedagógico dos computadores e da Internet como oportunidades somáticas de aprendizagem de novas metodologias e técnicas de ensino-aprendizagem. 
Mas vale salientar que apenas isto não seria suficiente. É preciso mais, sempre mais. É preciso perder o medo do computador, pois ele não é um bicho de sete cabeças. É preciso saber o que é, para que serve, e como podemos fazer bom uso desta ferramenta inovadora para a aquisição do conhecimento. Professores que só usaram computadores para bater papo no MSN, no Orkut, no facebook, postando algumas coisitas no twitter, jogar games ou, quando muito, digitar um texto mal formatado no Word, estão deixando de aproveitar a oportunidade de serem verdadeiros “professores antenados”. 
Sabemos que em algumas escolas há uma demanda enorme de computadores para equipar, para formatar, centenas delas que não dispõem de uma Sala de Informática adequada, funcional. Em outras escolas possuem computadores que já estão ultrapassados que por sua vez não dão mais conta de rodarem sistemas operacionais atualizados, modernos. É preciso suprir todas essas demandas, é preciso inovar, é preciso mudar maquinas, atualizar softwares, hardwares, o mundo mudou, o mundo esta globalizado e mesmo assim o corpo docente ainda continua os mesmos. 
É preciso também fazer um upgrade nos professores e não apenas nas salas de informática, e máquinas. Precisamos de professores antenados. Um professor antenado possui habilidades incríveis para fazer um bom uso destas ferramentas tecnológicas, é capaz de usá-lo de forma produtiva, interativa com seus alunos, pois inovar é preciso. Arrisco-me em listar algumas habilidades para identificarmos ou chegarmos perto de um professor antenado, vejamos: 

a)Possuir endereço de email e utilizá-lo pelo menos três vezes por semana, que ao meu vê, seria ideal fazê-lo diariamente; 
b)Possuir um blog, um site, ou uma página atualizada (regularmente) na internet onde possa socializar, produzir e trocar ideias com outras pessoas;
c)Participar ativamente de “grupos de discussões”, fórum ou mesmo comunidades virtuais ligadas à sua área profissional ou áreas afins; 
d)Participar trocando mensagens, seja no MSN, twitter, no facebook, e outros no mínimo com três colegas em sua lista de contatos, e usa-lo de forma profissional (para fins profissionais) no mínimo uma vez por semana; 
e)Assinar uma Newsletter (boletim informativo), mesmo que gratuita, para receber notícias e novidades relacionadas à educação em geral, ou ainda sobre sua disciplina especifica e, claro, lê-la regularmente; f)Preparar sempre provas, resumos, tabelas, resenhas, e materiais didáticos usando editor de textos (como o Word), uma planilha no Excel, um vídeo no Movie Maker, uma atividade bem dinâmica no PowerPoint, e assim sucessivamente; 
g)Fazer pesquisa na internet sempre para aprimorar suas aulas, atualizar-se e preferencialmente montar seu banco de dados, tanto de sites uteis, como documentos baixados da disciplina que você ministra, como para a educação em geral, e compartilhar de forma interativa todo esse banco de dados com os colegas de trabalho, alunos e o mundo virtual. 
h)Manusear esta ferramenta tecnológica, o computador, pelo menos uma hora por dia;
i)Preparar três aulas no mínimo por trimestre sobre um tema de sua disciplina onde os alunos irão a sala de informática para por em prática o que aprendeu, construir resumo, montar sua apresentação, ou mesmo seu vídeo de forma prazerosa e produtiva e não apenas para passar o tempo; 
j)Utilizar a tecnologia como recurso atrativo no cotidiano escolar. 

Vale salientar que na listagem acima não foi mencionada a necessidade de possuir um desktop, netbook ou mesmo notbook para ser um professor antenado, pois geralmente o professor tem a máquina e não tem as habilidades. 
Para fazer, acontecer, agir, é preciso que o professor esteja envolvido em oficinas de capacitação ou mesmo curso de informática, para isso deve haver o uso regular das ferramentas tecnológicas, e a internet. 
E você, esta enquadrado neste perfil de professor antenado? Se sim, parabéns, estas no caminho certo!

Professora de Informática Educacional

terça-feira, 24 de abril de 2012

PRONATEC 2012 - ULTIMA CHAMADA

Estudantes selecionados pelo Pronatec têm até quinta-feira (26) para fazerem a matrícula

Oferta de vagas para Ensino Profissionalizante acontece nas diversas regiões do RN
Oferta de vagas para Ensino Profissionalizante acontece nas diversas regiões do RN

Os estudantes selecionados para uma das 5.400 vagas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), no Rio Grande do Norte, têm até a próxima quinta-feira (26) para realizarem a matrícula nas instituições parceiras – SENAC, SENAI, IFRN e UFRN.

O Governo do Estado está ofertando  4.604 vagas para os cursos de Formação Inicial Continuada e 867 vagas para os Cursos Técnicos Profissionais de Nível Médio, em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Ao todo, são 5.471 vagas disponiblizadas. No total, alunos de 100 Escolas Estaduais serão atendidos pelo programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação, em parceria com o Governo Federal, SENAI, IFRN, UFRN e SENAC.

Segundo a coordenadora regional do Pronatec, professora Isabel Maria Moura dos Santos Pinheiro, a intenção é ocupar todas as vagas oferecidas pelo programa. "Para isso, a Subcoordenadoria de Ensino Profissionalizante da Secretaria de Estado da Educação tem feito um intenso trabalho de triagem e remanejamento dos estudantes cadastrados. No final da semana haverá uma segunda chamada e os alunos convocados poderão se matricular entre os dias 27 e 30 de abril", acrescentou.

De acordo com a secretária de Educação, Betania Ramalho, o Pronatec é um programa fundamental para o desenvolvimento de uma nova escola, porque concilia Educação Escolar com Ensino Profissionalizante. "Além disso, é um passo importante para a Escola de Tempo Integral, pois os cursos serão oferecidos no contra turno, onde os estudantes que têm suas aulas normais pela manhã, poderão participar do Pronatec à tarde ou à noite. Isso vai fazer a diferença na vida desses jovens", afirmou Betania Ramalho.

A coordenadora regional do Pronatec, Isabel dos Santos, anuncia ainda que até o mês de julho serão divulgadas as informações para quem deseja participar do programa no segundo semestre. As inscrições para o Pronatec 2012.2 devem ser iniciadas no mês de agosto.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DO LIVRO - LIVROS SO MUDAM PESSOAS

Faz sentido que o Dia Internacional do Livro  seja comemorado dia 23, pelo mundo afora. A data, estabelecida em  caráter definitivo pela Unesco em 1996, homenageia dois gigantes máximos da  literatura ocidental. O 23 de abril seria, por uma lenda repetida  universalmente, o dia em que morreram, no mesmo ano, o espanhol Miguel de  Cervantes (1547 – 1616), o inventor do romance moderno com Dom Quixote,  e o inglês William Shakespeare (1564 – 1616), o inventor do humano, como o chama  Harold Bloom.
Trata-se de uma das mais instigantes mitologias  do universo literário, uma lenda que dota o terreno profano da literatura de uma  data mágica ao estilo das Vidas de Santos (que antes eram muito mais comuns em  livro). Dois dos pilares da literatura mundial viveram de fato na mesma época,  mas a predestinação histórica que os teria feito partir ao mesmo tempo é  ficção.
Para começar, da biografia de Shakespeare, autor  de obras onipresentes em praticamente todo o mundo, sabe-se muito pouco. Embora  tenha deixado quase 1 milhão de palavras de texto, apenas 14 delas são  comprovadamente de seu próprio punho: o nome assinado seis vezes e as palavras “por mim” em seu testamento, como conta um de seus biógrafos, Bill Bryson, em Shakespeare: a Vida É um Palco. Há pouca informação mesmo sobre o dia  de seu falecimento – têm-se registros de seus funerais, mas não a data  exata do óbito.
Mesmo que tenha sido 23 de abril a data da morte  de Shakespeare, não teria sido no mesmo 23 de abril de Cervantes pelo simples  motivo de que, na época, a Espanha, onde Cervantes vivia, havia adotado, como  bom país católico, o calendário imposto pelo papa Gregório em 1582. E  Shakespeare vivia na Inglaterra protestante, frequentemente hostilizada pelo  reino espanhol a serviço do Vaticano, e que ainda marcava o tempo pelo  Calendário Juliano. A Inglaterra só adotaria o Calendário Gregoriano em 1751.  Shakespeare, portanto, teria morrido no dia 3 de maio – 10 dias após o  espanhol.
Mas quem vai dizer que a história não é boa?  Sendo assim, para que insistir tanto na picuinha das datas? Para lembrar,  talvez, que a literatura é em última instância uma construção paradoxalmente  individual (na mente e no coração de cada leitor) e coletiva (na transmissão de  leituras e cânones, de intepretações e até mesmo mitologias literárias com as  quais os leitores se comprazem).

quinta-feira, 12 de abril de 2012

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA



ACESSEM : http://www.escrevendoofuturo.org.br/


http://www.escrevendo.cenpec.org.br/images/stories/publico/olimpiada/2012/2012_1903folder.pdf

ONO'2012 - Olimpíada Nacional de Oceanografia: Participe!!!‏

A Associação Brasileira de Oceanografia - AOCEANO em parceria com a Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar - SECIRM e com o Fórum de Coordenadores de Cursos de Oceanografia no Brasil, comunicam a realização da Olimpíada Nacional de Oceanografia - ONO 2012 que está na sua terceira edição, novamente com Patrocínio do CNPq.
A ONO 2012 tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Oceanografia despertando, nos mesmos, a curiosidade, a busca do conhecimento e a Mentalidade Marítima, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma interativa e lúdica, mobilizando em nível nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e Instituições de ensino fundamental e médio, Instituições de Ensino Superior e Institutos de pesquisa das ciências do mar, órgãos governamentais, centros e museus do mar, além do maior envolvimento possível de profissionais da Oceanografia.
Diante do exposto, convidamos a todas as Escolas e Instituições de Ensino para incentivarem seus alunos a participarem deste importante evento na área de Oceanografia no Brasil. Consultem a página da ONO e conheçam seu regulamento.
Mais informações através dos contatos abaixo:

 -Telefone: (47) 9946-7923 - secretaria da ONO 2012 com Thammy Barreto

RESULTADO DO PRONATEC 2012.1

http://www.pronatec.rn.gov.br/resultados/2012_1/resultado1.html

Inscrições para os Jerninhos 2012 prosseguem até segunda semana de abril

As inscrições para os Jerninhos 2012 (Jogos para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental), iniciadas na segunda-feira (02),  prosseguem até o dia 13 de abril.

As inscrições são feitas via online na página www.educacao.rn.gov.br. Os Jerninhos são promovidos pelo Governo do Estado através da Coordenadoria de Desporto (CODESP) da Secretaria Estadual da Educação.

Em sua 18ª edição, a competição vai reunir atletas de escolas públicas e particulares de ensino. Serão disputadas as modalidades de atletismo, basquetebol, capoeira, futebol de campo, futsal, ginástica olímpica, handebol, judô, karatê, natação, queimada, taekwondo, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

A abertura da competição está prevista para o dia 2 de maio. Os jogos serão realizados em diversos ginásios esportivos de Natal. As partidas irão acontecerão no período de 12 de maio a 06 de junho, sempre nos finais de semana, para não atrapalhar o calendário escolar dos estabelecimentos envolvidos na competição. A premiação da competição estabelece troféus e medalhas para os 1º, 2º e 3º colocados.

O coordenador de desporto da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Oswaldo Gomes, falou que os Jerninhos têm o objetivo de oferecer práticas saudáveis do esporte e lazer para promoção do desenvolvimento sócio-educacional, cooperativo e intelectual do educando.