quarta-feira, 6 de junho de 2012

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012



As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 teve início na próxima segunda-feira (28/5), às 10h, e vão até 15 de junho. No ano passado, houve quase 5,4 milhões de inscritos e as provas foram aplicadas em 150 mil salas de aula. As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, a partir das 13h. A taxa de inscrição é de R$ 35 e pode ser paga até 20 de junho. Alunos de escolas públicas cadastradas no Censo Escolar da Educação Básica tem isenção. Também estão isentos do pagamento candidatos que declararem baixa renda.
A nota do Enem pode ser utilizada para ingresso em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Servirá, ainda, para que o estudante seja atendido pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), tenha acesso a financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e atenda aos critérios de seleção do programa Ciência Sem Fronteiras.
O Enem também pode servir como certificação de conclusão do ensino médio para os maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica. Para isso, é preciso verificar a lista de instituições certificadoras que aderiram ao processo. Ela está disponível no edital do exame, publicada nesta sexta-feira (25/5) no Diário Oficial da União (DOU).

Mudanças

Na quinta-feira (24/5), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou novas regras de correção da redação do Enem, que começam a valer na seleção deste ano. Nas provas anteriores, dois corretores avaliavam a redação, que só passava pela correção de um terceiro profissional quando a discrepância entre as duas primeiras notas passava de 300 pontos. Agora, quando essa discrepância passar de 200 pontos, a redação já passará pela avaliação de um terceiro corretor.
A regra também passa a valer para discrepâncias superiores a 80 pontos em uma ou mais competências exigidas na redação. Se a discrepância nas notas permanecer mesmo após a terceira avaliação, será convocada uma banca, formada por três especialistas, que fará a correção final. “É um sistema mais complexo, mas muito mais seguro e rigoroso", disse o ministro. Com alteração, o número de avaliadores aumentará de 3 mil em 2011, para 4,2 mil em 2012.
Também sofreu alteração a nota de corte para alunos que farão o Enem com o objetivo de obter certificação para o ensino médio. Agora é preciso tirar 450 pontos em cada área do conhecimento, 50 pontos a mais do que em 2011. A nota mínima na redação permanece a mesma, 500 pontos. Em julho, será distribuindo um guia sobre a redação para candidatos e corretores.

Calendário do Enem 2012

Inscrições: das 10h de 28 de maio até as 23h59 de 15 de junho (Horário oficial de Brasília)

Prazo final para pagamento da inscrição: 20 de junho

Provas: 3 e 4 de novembro, a partir das 13h

Divulgação dos gabaritos das provas objetivas: 7 de novembro, no site www.inep.gov.br/enem

Divulgação dos resultados individuais: 28 de dezembro, no endereço sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem (O resultado individual ficará disponível para consulta eletrônica por dois anos, contados a partir da divulgação)

Provas
Serão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.

Sábado (3/11)

Horário: das 13h às 17h30

Conteúdo:

- Ciências humanas e suas tecnologias (História, geografia, filosofia e sociologia)

- Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, física e biologia)

Domingo (4/11)

Horário: das 13h às 18h30

Conteúdo:

- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (Língua portuguesa, literatura, língua estrangeira - inglês ou espanhol -, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação

- Matemática e suas tecnologias

http://www.correioweb.com.br/euestudante/index.htm