domingo, 18 de março de 2012

CUIDE BEM DA SUA ESCOLA

Cuide bem da sua escola

Sala de aula depedrada
Algumas escolas já iniciaram o ano letivo de 2012, outras estão por começar. Esse é sempre um período cheio de fortes emoções. Escola nova, turma nova, novos amigos... tudo isso pode gerar vários sentimentos, desde alegria a insegurança. É natural! O importante é estar disposto a enfrentar os desafios.
Resolvemos desta vez falar sobre um problema enfrentado por muitas escolas: o vandalismo.
Você pode perceber que neste período a escola está toda arrumadinha: quadros novos, carteiras reformadas, paredes e quadras de esporte pintadas. Enquanto você aproveita as férias, as instituições de ensino passam por reformas. Assim, quando os alunos chegam, podem tirar proveito de tudo o que a escola oferece.
Mas, infelizmente, no decorrer do ano o colégio vai ficando feio. E, muitas vezes, quem causa essa mudança são os próprios alunos, logo aqueles que deveriam ser os primeiros a conservar o espaço. 


Esse é um problema bem comum nas escolas brasileiras. Basta entrar nos prédios escolares e já se veem paredes pichadas, móveis depredados, vidros quebrados... Em casos mais graves, os estudantes colocam até fogo nos banheiros!
No caso das escolas públicas, os danos pesam no bolso de cada um.  De acordo com a Secretaria de Educação, das escolas que receberam móveis novos entre 2006 e 2011, TODAS tiveram casos de depredação. Para repor as carteiras quebradas, o estado vai gastar em torno de R$ 400 mil. Se os objetos estivessem conservados, esse valor poderia ser gasto com outras coisas bem mais legais, como auditórios e um laboratório novo. 
Menino quebrando carteira
O gerente de Rede Física da Secretaria de Educação, explica melhor: “o dinheiro que o governo gasta várias vezes na mesma área, para recuperação de bens destruídos, poderia ser investido na construção de outro espaço desejado pela escola, como uma quadra ou um laboratório de informática”.

Lembre-se de que toda obra pública é mantida com o dinheiro da população. O imposto que os seus pais pagam é que ajuda a construir ou reformar uma escola. Então, cada escola pública é patrimônio de todos. Nas escolas particulares, também é assim, afinal, a mensalidade que seus pais pagam também é usada na estrutura da escola.
Valorizar o ambiente escolar é prova que você tem consciência coletiva e sabe viver em comunidade. Quando você estraga algum objeto que é de uso de todos, não prejudica somente a escola, mas também seus colegas e até você mesmo.

Programas de conscientização

Para resolver o problema que assola as escolas, deveríamos propor um Projeto Preservar. Um pedagogo visita as unidades que passam por sérios problemas de vandalismo e realiza palestras para toda equipe do colégio sobre a importância de conscientizar os alunos a preservarem o patrimônio escolar.
Além disso, deveríamos preparar uma campanha para reforçar nos estudantes o sentimento de que a escola pertence a eles. Logo, também é responsabilidade dos estudantes cuidar da instituição.
O apoio da comunidade também pode ser decisivo na hora de consertar o colégio. Se a sua escola estiver precisando de alguns retoques, sugira ao diretor e aos professores que seja feito um mutirão com a ajuda dos alunos, pais e de quem mais quiser participar. Assim, além da escola ficar mais bonita, todos se conscientizam sobre a importância de cuidar desse espaço, que é de todos.

E a Câmara com isso?

É claro que o problema não poderia passar em branco no Congresso Nacional. Uma alternativa sugerida pelo ex-senador Expedito Júnior (PR/RO), pelo Projeto de Lei 3917/2008, é a abertura das escolas públicas nos finais de semana, feriados e recessos, como já acontece no programa “Escola Aberta”, do Ministério da Educação. Ele acredita que oferecendo atividades culturais, esportivas e de reforço escolar à comunidade, a escola consegue sensibilizar os alunos. Eles criam um carinho pela instituição. Segundo o deputado Brizola Neto (PDT/RJ), experiências anteriores mostram que os casos de indisciplina, vandalismo e uso de drogas diminuíram entre os alunos que participam do programa. O projeto está sendo analisado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.
Outra iniciativa cria o programa "Paz na Escola". O Projeto de Lei 2584/2000, do ex-deputado Alberto Fraga (PMDB/DF) propõe que escola e comunidade se juntem para prevenção e controle da violência nas escolas da rede pública. Isso ajudaria no combate ao vandalismo, furtos e depredações.

Seu papel
Sala de aula nova

Mas não precisa esperar um programa educativo ou uma lei que resolva o problema. A escola também é responsabilidade sua. Cuidar dela é uma verdadeira lição de cidadania. Ao fazer isso, você mostra que saca muito de solidariedade, respeito, ética, responsabilidade social e cooperação.
Isso é muito importante, pois a escola é como um pequeno universo. Lá, as crianças e os adolescentes aprendem como conviver no mundo fora das paredes do colégio. Se dentro dos prédios você rabisca as carteiras, cola chiclete nas mesas, joga papel molhado no teto do banheiro, então significa que fora de lá as ações podem ser ainda piores. Além do mais, para que ter atitudes como essas? Não vai te ajudar em nada deixar a escola suja e feia, não é mesmo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário