segunda-feira, 28 de maio de 2012

OLIMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA PRORROGA AS INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 22 DE JUNHO 2012



As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa foram prorrogadas até o dia 22 de junho. Realizado pelo Ministério da Educação e coordenado no Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado da Educação, o projeto é muito mais que uma competição. É um programa de formação do professor para ensinar o aluno a escrever bem, contemplando quatro gêneros textuais: poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião.
A estratégia é realizar um concurso nacional de produção de textos, com a participação de alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. No final do ano, as melhores produções literárias desenvolvidas em sala de aula, ao longo do período letivo, serão premiadas. O projeto acontece a cada dois anos e em 2010 alcançou a marca de 7 milhões de alunos da Educação Básica e 239 mil professores participantes em mais de 60 mil escolas públicas.
O Rio Grande do Norte é um estado que tem tradição na olimpíada e conquistou na última edição o primeiro lugar em duas categorias: "Crônica" e "Poesia". Para se inscrever, os professores da rede pública precisam acessar o site www.escrevendoofuturo.org.br e fazer o cadastro.

INSCRIÇÃO PARA O ENEM COMEÇA HOJE PELA INTERNET



http://www.enem.inep.gov.br/dicas.html

quinta-feira, 17 de maio de 2012

DIA INTERNACIONAL DAS TELECOMUNICAÇÕES

                    

       Dia Internacional das Telecomunicações Começamos a história das telecomunicações em 1667, quando surgiu o primeiro telefone de cordel. Baseado no fato de que o som das palavras é o resultado de vibrações do ar que passa pelas cordas vocais e pela boca, o físico inglês Robert Hooke entendeu que era possível transmitir sons através de um barbante que tivesse em cada ponta uma latinha fechada por uma membrana de pergaminho ou papel fino. Funcionava, é claro, por curtas distâncias.



Alô! Alô! Quem fala?

Hoje é o Dia Internacional das Telecomunicações. Telecomunicação é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "distância") e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".
O dia 17 de maio foi eleito como Dia Internacional das Telecomunicações porque, nesse dia, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 transformou-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT).
Tudo começou com o telégrafo e evoluímos até a popularização da Internet, a rede mundial de computadores que fez do planeta um lugar sem fronteiras geográficas, onde o longe não existe. É maravilhoso poder ter amigos de várias nacionalidades, este fenômeno nunca foi visto nem experimentado na nossa história.
Vamos agora voltar no tempo e ver as datas mais importantes que contribuíram para a evolução dos meios de comunicação:
1840 - Samuel Morse registra a patente do telégrafo elétrico. Baseado em um código binário de pontos e traços (o chamado Código Morse), mensagens eram enviadas rapidamente a grandes distâncias. A repercussão foi imediata, em pouco tempo o mundo todo estava utilizando o telégrafo.
1850 - Um cabo submarino construído no canal da mancha liga França e Inglaterra para transmissões telegráficas.
1866 - O primeiro cabo submarino transatlântico para transmissões telegráficas é construído ligando Europa à América! Um grande avanço, diminuindo a distância geográfica entre países.
1865 - No dia 17 de maio é fundada em Paris a União Telegráfica Internacional. Na década de 30, transforma-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT).
1876 - Alexander Graham Bell registra a patente do telefone. A invenção do telefone foi revolucionária, o aparelho contém um microfone que converte as ondas sonoras (voz humana) em impulsos elétricos.
1879 - D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira Empresa de Telefonia no Brasil. Os primeiros telefones começam a funcionar na cidade do Rio de Janeiro.
1890 - Heinrich Hertz fez mais uma descoberta importantíssima: as ondas eletromagnéticas! Que permitiu futuramente a invenção do rádio! Tornou-se extremante popular depois da primeira guerra, era o início da era de ouro do rádio!
1922 - Primeira transmissão radiofônica no Brasil.
1926 - Inglaterra e os Laboratórios Bell, nos Estados Unidos, apresentam pela primeira vez a televisão.
1950 - Assis Chateaubriand foi o responsável por trazer a televisão para o Brasil. O primeiro programa da TV brasileira aconteceu no dia 18 de Setembro, e foi transmitido pela TV Tupi.
1958 - Com o objetivo de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico e militar nasce a ARPA ? Advanced Research Projects Agency ? que precursora da Internet.
1976 - Steve Jobs apresenta o primeiro computador pessoal, o ?Apple Computer?.
1978 - A telefonia móvel celular é ativada no Japão. As estações de telefone móvel são interligadas entre si, por cabos de fibra ótica ou por ondas de rádio terrestres e o sinal recebido pelo telefone móvel vem dessas estações.
1993 - Moisac, o primeiro grande navegador gráfico é apresentado ao público.
1995 - A Rede Mundial de Computadores, a internet, é implantada no Brasil.
Para saber mais sobre a história do computador pessoal e do surgimento da internet, o site da Discovery desenvolveu uma multimídia muito bacana.

sábado, 5 de maio de 2012

DIA NACIONAL DA COMUNICAÇÃO


Comunicar é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma ideia, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto.
Para que aconteça a comunicação, é preciso que existam três elementos essenciais: um emissor, um receptor e a mensagem a ser transmitida. Durante a conversa as pessoas trocam os papéis, passam de emissores para receptores o tempo todo.
Um dos elementos principais para a comunicação foi a invenção de Gran Bell, o telefone. Antes dele, as pessoas enviavam mensagens através de cartas ou de mensageiros, essas demoravam muito para chegar.
Os avanços tecnológicos facilitaram muito a vida moderna e têm auxiliado na transmissão das informações, onde as mesmas acontecem de forma mais rápida e eficiente. Hoje em dia, além da comunicação pessoal, podemos nos comunicar por bip, celular, pager, e-mail, recursos de comunicação eletrônica. Os sites de conversas possibilitam que as pessoas se comuniquem de qualquer lugar do mundo, no mesmo momento. Não podemos esquecer a importância dos jornais e revistas, que também levam informação às pessoas.
Mas não é só dessa forma que acontece a comunicação. Ao assistirmos televisão ou filme no cinema, estamos como receptores de informações. Os panfletos entregues nas ruas e os outdoors espalhados pelas cidades também trazem informações, deixando-nos na qualidade de receptores.
Existem ainda as formas de comunicação especiais, para pessoas que não podem fazê-las na forma mais convencional, através da fala, da leitura ou da escrita. A linguagem para os deficientes auditivos (surdos/mudos) é chamada de libras e é feita através de sinais com as mãos. Os deficientes visuais se comunicam normalmente através da fala, porém para a leitura, utilizam a comunicação em braile, identificando códigos em alto relevo, através das mãos.
Nas famílias, a comunicação acontece de forma simples, não informal, os costumes e tradições são passados de geração a geração, mantendo e preservando a cultura da família por longos anos.
Antigamente a comunicação era mais contida, os pais conversavam pouco com os filhos, mas hoje isso mudou muito, pois conseguem manter um relacionamento mais aberto, mais amigável.
Nos órgãos do poder executivo do governo brasileiro, existe um ministério responsável por essa área, o Ministério das Comunicações, onde o presidente da república escolhe uma pessoa, de sua confiança, como ministro, sendo o responsável pela área. Os principais objetivos desse órgão são: “proporcionar à sociedade Brasileira acesso democrático e universal aos serviços de telecomunicações, radiodifusão e postais, privilegiando a redução das desigualdades sociais e regionais, o desenvolvimento industrial-tecnológico competitivo, a expansão do mercado de consumo de massa e a gestão sustentada do meio ambiente.”