quarta-feira, 21 de março de 2012

Vagas Pronatec 2012


Vagas Pronatec 2012: Serão oferecidas 1,2 milhão de vagas peloPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) este ano em cursos de qualificação em áreas como construção civil, informática, mecânica, turismo e enfermagem.
Através desse programa no ano passado, foram criados quase 2 milhões de empregos com carteira assinada. No setor de serviços, foram 925 mil vagas, no comércio, 452 mil, e na construção civil, foram 223 mil novos empregos.
A presidenta Dilma Rousseff disse, em entrevista ao programa Café com a Presidenta, que os cursos do Pronatec 2012 serão feitos em parceria com o Senac, Senai e escolas técnicas federais. “O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais qualificação. No ano passado, mais de 60% dos trabalhadores nas regiões metropolitanas tinham feito pelo menos o ensino médio, ou seja, estudaram pelo menos 11 anos”, disse.
De acordo com a presidenta, o desemprego no país atingiu o nível mais baixo dos últimos dez anos, chegando a 4,7% em dezembro. “Esses resultados são muito positivos, principalmente quando a gente observa o que acontece na Europa e nos Estados Unidos, onde uma séria crise econômica gerou estagnação e desemprego”, disse. “Com investimento, criação de emprego e distribuição de renda, estamos transformando o Brasil em um país de classe média”, completou.
Dilma Rousseff lembrou que o trabalhador com carteira assinada tem acesso a benefícios como décimo terceiro salário, férias remuneradas, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e seguro desemprego, além de acesso a crédito mais barato. “O emprego, com aumento do salário e da renda das famílias, é o motor do crescimento sustentável. Esse é o segredo do sucesso da economia brasileira. As pessoas melhoram de vida, podem consumir mais. A indústria e o comércio crescem, aumenta o investimento, a produtividade.”
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec 2012), tem objetivo de democratizar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos em todo o nosso país, expandindo e interiorizando por todo território nacional, fazendo com que cada vez mais os cursos de qualificação com qualidade se expandam cada vez mais por todas as escolas técnicas do Brasil.
As escolas principais do PRONATEC são o Senai, Senac, Sesi e Sesc que oferecem cursos técnicos para estudantes do ensino médio, além de trabalhadores reincidentes do seguro desemprego, além claro dos Institutos Federais, conhecidos antigamente por CEFET.

Preocupado com um dos maiores problemas da área educacional do pais, a formação técnica e profissional para o mercado de trabalho, o governo federal criou um programa inovador, oPRONATEC 2012, PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E AO EMPREGO.
Pronatec 2012
O PRONATEC 2012 terá como principal objetivo a formação de mão de obra especializada, nas mais diversas áreas profissionais e para sua execução terá a participação direta dos ministérios da Educação, Fazenda e Trabalho. Alem de incentivos para empresas privadas que oferecerem formação técnica para seus funcionários.
As ações previstas para o PRONATEC 2012 são, entre outras, as de promover a capacitação técnica para alunos do ensino médio, profissionais que fizeram uso do Seguro Desemprego por mais de uma vez e para beneficiários do Programa Bolsa Família, com a meta de até o ano de 2014 ter capacitado a formação técnica de 3,5 milhões de trabalhadores, já com 500 mil vagas para este ano.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico realizara os cursos através dos institutos de ensino federal, escolas estaduais, SENAI, SENAC. Empresários interessados em fazer parte do PRONATEC, poderão fazer inscrições para oferecer capacitação técnica aos seus funcionários.
Uma das ações do PRONATEC 2012 será a de estender o programa de Financiamento Estudantil – FIES TÉCNICO 2012, para o ensino técnico.
A criação do PRONATEC vai alterar regras em diversas áreas, como por exemplo o seguro desemprego e por isso será criado por projeto de lei, enviado ao Congresso para tramitar com urgência, devido pressa por parte do Governo para sua implantação.
Mais informações em Pronatec



Nenhum comentário:

Postar um comentário